-
Arquitetos: FRB Arquitectos Asociados
- Área: 1400 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Kika Studio, Jorge Hernandez de la Garza
Descrição enviada pela equipe de projeto. O valor deste lote localizado no centro de Polanco na Cidade do México, está na fachada ocidental, protegida pelos grandes árvores alinhadas com a rua.
O conceito começa com a idéia do continuidade das árvores através da fachada. A arquitetura, uma estrutura de concreto, torna-se o tronco.
O projeto é baseado por um lado pela densidade permitida pelo código de desenvolvimento urbano, e por outro lado pela geometria irregular do próprio terreno. Esta última premissa dita o projeto estrutural que consiste em paredes estruturais de concreto que permitem que os espaços abertos satisfaçam as necessidades dos apartamentos, bem como dos nível de estacionamento.
A fachada oeste consegue abrir a área máxima para a rua, expressando uma forma horizontal aos espaços interiores. As varandas são utilizadas como uma extensão do espaço interior, filtrando as vistas a partir do nível da rua com a vegetação como amortecedora em toda a fachada.
O volume é expresso pelo principal material estrutural: concreto armado. Este materializa a conexão real entre os espaços externos e externos.
O núcleo central do edifício é formado pela circulação vertical (escadas e elevador), que é naturalmente iluminada por um teto de vidro e complementada por uma fenda central que ventila cada andar.
Existem 2 tipos de apartamentos, os dois primeiros níveis consistem em um apartamento de um andar dividido por duas galerias que separam claramente a área social e de serviço com os espaços privados (dormitórios e sala de TV). Os níveis superiores separar em duas coberturas. O segundo andar é empurrado para trás devido à exigência do código, gerando dois terraços privados para cada cobertura.